quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pintura Tradicional CS3

Estes são trabalhos que fiz com a intenção de tentar emular no photoshop algo que lembrasse pinceladas tradicionais.
Esse tipo de colorido, pra mim, confere muito mais credibilidade a uma ilustração do que aquele tipo "certinho" de colorido, onde tudo parece exatamente no lugar e feito segundo a cartilha.
Nessa primeira opção a referência é a estética usada no novo game da série Street Fighter, um ótimo game por sinal, em que os contrastes fortes dão um aspecto mais vivo e sólido aos personagens. O cenário ao fundo foi feito meio às pressas, sem referências, então não repare se não estiver muito próximo da realidade, meu interesse básico aqui era puxar e esticar as personagens, aliás uma coisa que acho bacana em uma ilustração é quando o autor consegue trabalhar ângulos extremos, nessa série eu vou procurar explorar esse aspecto. Essa segunda já não é um desenho meu, mas de meu amigo Alan Patrick, claramente inspirado em Alex Ross. Alan retratou aqui o personagem Maximus de outro colega nosso, Alan Yango.
Aqui eu procurei fazer a mesma coisa, tentar fazer parecer com pintura à mão, o fundo em cores fortes é com a intenção de destacar o personagem em cores menos intensas.
Aqui há uma forma bem fácil de chegar a esse resultado apenas com um tipo de pincel. Selecione o pincel "chalk", um dos pincéis básicos do photoshop.
Na mesma aba, clique em "Dual Brush", selecione outro pincel para sobrepor e mixar com o atual. "Diâmetro" é o tamanho do pincel mixado com o atual, ajuste durante o processo, "Spacing" é o intervalo de repetição do pincel dentro do atual. "Scatter" espalha o pincel mixado tornando a pincelada mais "seca", será mais fácil de entender se você experimentar, vai notar logo o resultado. Não precisa mexer em "Count".
Outra coisa, deixe "Other Dynamics" selecionado para que o pincel responda à pressão da caneta, sem a qual é impossível você obter esse resultado. Você pode tentar com o poder da mente, mas acredite, não dá certo.De resto, clique em "Brush Type Shape" onde você pode manipular o ângulo que pode lhe dar muitas opções diferentes de direções, o resto é por as mãos à obra.

Em tempo, o uniforme do Máximus é vermelho, mas eu nunca gostei dessa configuração de cores, parece o Superman invertido, por isso o pouco que se vê da outra cor de seu uniforme a cor é branca e não vermelha, foi mal Yango, meu photoshop, minhas regras...

Meu deviantart: http://fernandocarvalho.deviantart.com

Alan Patrick: http://allpat.deviantart.com

Yangoverso: http://yangoverso.blogspot.com/

See ya.

Nenhum comentário: