sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Corra, Lara Corra!

Mais um trabalho de matte e fotomanipulação concluído, esse em conjunto com outra cosplayer do Deviantart que é fã da arqueóloga e aventureira Lara Croft que conhecemos da série Tomb Raider.
Eu queria mostrar aqui um dos meus momentos prediletos do 1º jogo onde encontramos ruínas no meio da selva e descobrimos estar repleta de dinossauros, até hoje a cena do Trex é uma das mais tensas que eu já vi em um game. Apenas você, um Trex e um pequeno vale sem saída.

Esta montagem foi particularmente difícil pela quantidade de material que tive de procurar pela internet e pela diversidade de resoluções e cores, ter de igualar em termos de tons isso tudo de modo a criar uma "fotografia" pra cena é trabalho que leva tempo e não pode ser feito às pressas. Os penhascos do fundo por exemplo foram feitos de diferentes ângulos do mesmo local copiados e reorganizados, pintados e clonados, pra não contar a equalização de tons e o fato de ser necessário encontrar fotos com luz já na direção que você planejou para a cena, do contrário você terá de fazer isso manualmente, e nem sempre dá um bom resultado.
Outra coisa importante é reduzir os valores de sombras de modo a parecer distantes, esse efeito se chama radiosidade, um elemento parece menos intenso à medida que se distancia dos olhos, pois a quantidade de poeira filtrando a luz entre o objeto e os olhos é maior, e vemos o objeto com menor opacidade.
Outro elemento que ajuda é a adição de raios de luz, que dão um aspecto natural como se a luz só entrasse filtrada pelas reentrâncias do lugar. Esse conceito é bom de se aproveitar para ambientar os elementos da cena, no caso a cosplayer e os dinossauros que receberam pequenos pontos de luz que mostra que estão sendo afetados por esses filetes de luz, ajuda bastante a incluí-los na cena.

Feito com photoshop CS3 e dezenas de fotos diversas.

cosplayer: http://jessie-tr.deviantart.com/

3 comentários:

Breno Yared disse...

Muito foda! Interessante que sempre destacas os elementos no primeiro plano, como a Lara. A iluminação na roupa dela, seguindo a lógica da iluminação que entra pelas frestas da floresta densa.

Tarkovsky1138 disse...

É, esses são os detalhes que vão incluir ela na cena, as minúncias são as coisas mais importantes numa montagem dessas.
Valeu velho.

Jessie TR disse...

Ficou perfeito Fernando! Adorei trabalhar com você! ^^